eCommunita Arte e Tecnologia

3.30.2007

Learning Design

Caminhando na rede, achei um artigo bem interessante que fala de uma mudança de perspectiva de objetos de aprendizagem no processo metodológico de construção de cursos de EAD para atividades de aprendizagem. Será? Aqui!

Marcadores: ,

Wilac, MetaReciclagem e IPTI... Nas ondas WiFi

Algum tempo atrás, a Tanya montou um projeto para concorrermos a um prêmio para montar uma célula Wifi no Espaço dos Sonhos, na Vila Dalva, um esporo de MetaReciclagem. A idéia era criarmos ali um bom hot-spot e espalharmos o sinal por alguns pontos estratégicos ao redor do bairro. Ocorre que deu certo e fomos selecionados.
Montamos uma parceria com o IPTI para o desenvolvimento dessa atividade, que foi nosso parceiro na primeira fase do projeto.

O prêmio é uma iniciativa da Fundacion Es LaRed e Instituto para la Conectividad en las Américas. Para obter maiores informações, dá uma olhada aqui: Redes Inalámbricas Comunitarias de América Latina y el Caribe.

A Thays, que é da comunidade da Vila Dalva e virou MetaRecicleira depois da primeira fase do projeto (montamos um esporo de Metareciclagem em 2006 no Espaço dos Sonhos) foi para a Venezuela e fez um curso de 1 semana para operar os equipos de rede e como lidar com as questões sociais do Wifi.

O curso foi show! Os equipos chegaram e agora estamos começando uma nova fase de prepara o terreno para uma das maiores experiências com tecnologia Wifi do Metareciclagem. A idéia é criarmos um modelo metodológico de monitoramento, para conseguirmos medir os resultados práticos do uso e usabilidade dessa estrutura em rede. O que queremos:

1. Medir o impacto;
2. Analisar o uso da rede;
3. Disseminar a cultura da colaboração nas ações locais;
4. Utilização de software livre;
5. Utilização da infra-estrutura para aplicações multimídia.

Enfim, é só o começo de mais uma fase...
E vamo que vamo!!!

Marcadores: , ,

3.28.2007

Kenya são os primeiros fazer tranferencia de dinheiro por celular.

imagina a facilidade - mandar, depositar, transferir dinheiro por telefone atraves SMS. dê uma olhada nisso!

''The ping of a text message has never sounded so sweet. In what is being touted as a world first, Kenya's biggest mobile operator is allowing subscribers to send cash to other phone users by SMS. Known as M-Pesa, or mobile money, the service is expected to revolutionise banking in a country where more than 80% of people are excluded from the formal financial sector.''

3.20.2007

material educativo

ecommunita está montando uma biblioteca de materiais educativas. achei esse site learning commons sobre copyleft e com certeza a gente vai utilizá-lo na criação de apostilas, cursos e oficinas.

Marcadores: , ,

comunicações internacionais

a gente tem muito know-how para trocar com outros países. ontem conversei com a rosana sobre o projeto de 'transferindo conhecimento de cultura digital - Brasil/Itália'. essa proposta foi escrito faz um tempo, mas ainda ela está articulando as possibilidades de levar metareciclagem pra itália - vamos ver que acontece. a gente vai ficar na esperança.

Marcadores:

metareciclagem vai pra venezuela

então gente, algumas noticias!!

há alguns meses o projeto metareciclagem rio pequeno entrou num concurso oferecido por WILAC e ganhou equipamentos para montar um sistema wifi. thays, uma jovem do projeto, foi convidada para participar numa oficina de montagem de sistemas wifi e na aplicação da metodologia de planejamento e avaliação - 'outcome mapping'. participarem 15 jovens de varias países de américa latina, dois foram brasileiros. foi uma oportunidade pra thays ver sistemas wifi em pratica, ouvir sobre diferentes projetos acontecendo e apresentar metareciclagem pros outros. agora estamos esperando a chegada dos equipamentos wifi para poder começar a segunda fase do projeto, a montagem do uma comunidade wifi estilo metareciclagem.

Marcadores: , ,

3.19.2007

Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas

alguém criou um dos serviços mais metaRecicleiros que eu já conheci por aqui em terra brasilis...
muito interessante este site: Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas

por exemplo, quer saber como montar um violão, aqui tem!

A idéia é criar um banco de respostas técnicas para muitas informações interessantes que podem ser produzidas a partir de áreas temas.

tá ok! tudo muito, muito bom!
mas, por quê não montar uma estrutura mais colaborativa e web 2.0 para este?
seria interessante, não? poderiam dar o padrão de formatação das respostas e partir disso, muitos usuários poderiam colaborar... pois é, a credibilidade é a rede...

Marcadores: ,

3.15.2007

Hipertexto para estudar doenças

diretamente da Agência Fapesp....

"Docentes da Faculdade de Medicina da Unesp lançam livro com 600 verbetes importantes de patologia. Obra tem mais de 2 mil links que interligam os verbetes e permitem ao leitor construir seu próprio caminho de aprendizado..."

Um indício interessante de algo que estamos analisando já algum tempo aqui pelas bandas da eCommunita... Os caminhos do aprendizado através de representações de Mapas Mentais. É claro que não é novidade essa iniciativa da Faculdade de Medicina, mas demonstra aberturas sensíveis para que novas possibilidades metodológicas de aprendizado possam ser exploradas.

Como imaginamos isso?

Ao invés dos links, imagine Mind Maps que possam ser integrados de forma dinâmica em ambientes Wiki, construídos a partir da experiência de navegação do usuário. Será?

3.09.2007

Editais e prêmios...

Faz algum tempo que venho observando que os institutos de fomento a pesquisa no Brasil vêm incentivando encontros e prêmios que circulem em torno dos temas da inovação tecnológica, processos e metodologias a partir de pequenas e médias empresas. Acho isso interessante e fundamental, por algumas razões:

1. a academia tá sem fôlego a muito tempo para uma real inovação;
2. a pequena/média empresa tá focada nas aplicações reais e não em seguir tendências tecnológicas aplicadas em outros contextos sociais;
3. são estruturas que necessitam criar suas próprias condições de sustentabilidade.

Vejamos algumas iniciativas:

Seleção Pública de Propostas para Promoção de Eventos Científicos, Tecnológicos ou de Inovação

Prêmio FINEP de Inovação Tecnológica

3.08.2007

Encontro dos TECs Casa Brasil


acaba hoje minha participação no encontro dos TECs do Casa Brasil.
os objetivos de virmos pra brasília e auxiliar na construção da comunidade de técnicos e oficineiros do projeto Casa Brasil vai caminhando bem.

a intenção aqui é fortalecer a união dos bolsistas em torno de uma comunidade de prática de apoio. Usei pela primeira vez a metodologia do Appreciative Inquiry que a Tanya tinha comentado comigo algumas vezes. Funcionou muito bem para o público do evento.

a cada experiência que venho trabalhando com esse tipo de dinâmica vejo a importância das práticas que auxiliam na construção desse tecido de significados na formação do contexto da comunidade. acredito que seja uma etapa fundamental na construção das comunidades de prática a elaboração de suas próprias demandas a partir de métodos participativos e colaborativos.
redes sociais emergindo a partir de estruturas organizacionais e sendo estruturadas pelos fluxos de comunicação... será?

Buenas, segue aqui a comunidade: http://wiki.casabrasil.gov.br

Marcadores: , , ,