eCommunita Arte e Tecnologia

4.26.2007

Relato Gaia e Education

Pessoal,

estou contando um pouco da experiência vivida no Gaia Education.

Semana passada iniciei o Curso de Design de Sustentabilidade Urbana, cujo o nome é citado acimo. Este curso propõe ser um curso introdutório do sobre a formação de Ecovilas Urbanas. Prefiro mais o nome de comunidade, pois este conceito favorece a expansão e aplicação em qualquer dominio da vida cotidiano. Seja em uma empresa, seja em grupos sociais, seja em listas de discussão online, seja em qualquer ambiente onde existam pessoas querendo aprender e trocar experências através da prática.

Mas afinal, como deve ser a abordagem de comunidades dentro dos desafios que a complexidade ofertada pelo atual século nos impõem? Para esta resposta não há respostas simples, ou melhor, simplistas. No curso estamos tendo a oportunidade de abordar as comunidades (e porque não rede?) dentro de quatro: a dimensão a ecológica, social, econômica e de visão de mundo. Esta abordagem garante um tratamento holístico e que permite abraçar a complexidade que a realidade nos imprime.

A partir desta ótica abragente temos dentro do processo de criação de comunidades a comunicação como o principal vetor para que estes quatro elementtos não sejam obliterados. Se os antigos tinham o círculo como grande espaço onde todas as informações eram disponibilizadas para a geração do conhecimento coletivo , nós temos a lista com grande espaço de construção coletiva e livre do conhecimento...

Depois continuo....

1 Comments:

Postar um comentário

<< Home